segunda-feira, 16 de junho de 2014

Apoio em Intervenção Precoce

Olá a todos!

Ficámos a saber que existe um Apoio em Intervenção Precoce há cerca de 4 meses atrás, através da Assistente Social que supervisiona o infantário que o Simão frequenta.

Este apoio especial do estado português, faz parte do SNIPI (Serviço Nacional de Intervenção Precoce na Infância).

O SNIPI abrange todas as crianças entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas actividades típicas para a respectiva idade e contexto social ou com grave risco de atraso de desenvolvimento, bem como as suas familias.

Posto isto, e como todo e qualquer apoio ao Simão é benvindo, iniciamos o processo.

Para se iniciar o processo é necessário preencher a ficha que está no site do SNIPI (link em baixo) e enviar para o email do centro regional mais perto da area de residência.
É ainda necessário, uma declaração médica atestando a incapacidade (neste caso visual) actual.

Assim que o centro regional receber a documentação, é agendada uma reunião com os pais e a criança e uma assistence social do centro.

Depois desta reunião de recolha de informações essencialmente por parte da assistente social, é marcada uma nova reunião, para fazer uma avaliação psicológica da criança. Esta pode ocorrer com os pais presentes ou não, e normalmente efectua-se directamente na escola ou infantário que a criança frequente.

Depois desta avaliação, todos os profissionais de vários quandrantes reunem-se de modo a discutir que tipo de apoio especial será o mais adequado para a criança: desde assistentes sociais, educadoras de infancia, psicologas, terapeutas da fala, etc.

O apoio depois dependendo da criança e do seu desenvolvimento, é feito através de um profissional dedicado para ele, x vezes por semana, no infantário ou escola. São depois feitas avaliações psicologicas regulares. A criança pode precisar de uma educadora um periodo de tempo, e mudar de profissional noutro periodo. Tudo se vai moldando ao longo do tempo.

O Simão está nesta ultima fase, onde está a ser discutido que apoio especial vai receber, sendo que já fez a avaliação psicologica e o comportamento individual e social, está para já adequado à sua idade. 


Links Uteis:
SNIPI


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Excelentes Notícias!

Olá a todos!

Acabei de chegar de mais uma viagem por terras Suiças, desta feita para mais uma avaliação e possivel tratamento.

E eis que o senhor da bata branca nos disse que o tumor que estava duro de roer, transformou-se em cicatriz (mortinho da silva portanto) e já não chateia mais!!

Está tudo estável de momento, tudo sossegadinho dentro dos olhinhos. Como tal só voltamos daqui por 4 semanas !! Yesssssssssss

Da próxima vez terei de ficar um dia extra na Suiça para fazer uma ressonância magnética de Alta Definição para ver se o cerebro continua intacto. Lá terei de ser anestesiado duas vezes em dois dias consecutivos, mas é para evitar nova viagem em tão pouco tempo.

Os meus papás pediram apoio especial que é oferecido pelo estado Português e que desconheciamos. Já tivemos uma reunião. Mais sobre este apoio especial num proximo post. Crianças com necessidades especiais com menos de 6 anos têm direito!

Au revoir!